Laboratório Crioestaminal

Faça a sua marcação e visite os nossos laboratórios

01

Visitas guiadas com os nossos especialistas

O mundo da Crioestaminal tem as suas portas abertas para quem deseja conhecer em pormenor todos os passos que o processo de criopreservação exige. Neste sentido, convidamos todos os interessados a visitar as nossas instalações no Biocant Park em Cantanhede, para que possam conhecer todos os passos do processamento das amostras do sangue e do tecido do cordão umbilical, ao mesmo tempo que fala com os nossos especialistas que estão totalmente disponíveis para esclarecer todas as suas dúvidas. As visitas estão disponíveis de segunda a sexta entre as 9:00 e 18:00.

02

Laboratório biocant park | cantanhede

As infraestruturas da Crioestaminal no Biocant Park em Cantanhede estão ao nível das melhores do mundo, garantindo a maior qualidade e segurança das células estaminais e merecendo por isso a acreditação da Associação Americana de Bancos de Sangue, que fixa os mais exigentes critérios de qualidade no setor a nível mundial.

Desenho e infraestruturas

De forma a garantir a qualidade e segurança das células estaminais armazenadas, a disposição e desenho do nosso laboratório foram definidas tendo em conta exigentes padrões de rigor para que nada falhe, por exemplo:

Salas limpas

Salas com um sistema de controlo do nível de poluentes no ar, que impede a contaminação de amostras durante o processo laboratorial.

Central de alarme

Todos os recipientes de criopreservação estão ligados a uma central de alarme que alerta imediatamente no caso de qualquer anomalia.

Medidas preventivas

De modo a que o processo de criopreservação nunca seja colocado em causa, temos uma reserva de 3.000l de azoto e um gerador de emergência abastecido a gasóleo.

Funcionamento e processos

Em Portugal, os requisitos mínimos de qualidade e segurança dos tecidos e células de origem humana são estabelecidos pelo Ministério da Saúde (lei 12/2009 de 26 de Março), sendo que a Crioestaminal foi o primeiro banco familiar a obter a sua autorização.

No entanto, os critérios implementados pela Crioestaminal são ainda mais exigentes o que levou à acreditação por parte da Associação Americana de Bancos de Sangue (AABB), sendo a Crioestaminal o primeiro e único Banco em Portugal a obter esta acreditação.

A AABB é uma associação sem fins lucrativos constituída por especialistas da área que definem os mais exigentes requisitos de qualidade e segurança especificamente para o Sangue do Cordão Umbilical e todos os laboratórios por ela acreditados são auditados regularmente por especialistas internacionais que verificam os sistemas de qualidade implementados e toda a área operacional. Além disso, a Crioestaminal participa em ensaios externos de qualidade onde entidades nacionais e internacionais testam e certificam a fiabilidade dos nossos testes de controlo de qualidade das amostras armazenadas.

Equipa de especialistas

A equipa de técnicos da Crioestaminal é altamente especializada, composta por peritos de diferentes campos das ciências da vida que trabalham 7 dias por semana para assegurar a máxima qualidade do trabalho realizado a todos os níveis.

Nos nossos laboratórios temos especialistas nas áreas da biologia celular, biologia molecular, citometria de fluxo, hematologia e imunologia com experiência no processamento, análise e criopreservação de milhares de amostras.

Expansão do laboratório

A Crioestaminal iniciou em 2013 os trabalhos de expansão do seu laboratório com o apoio do programa COMPETE. O projeto CrioINOV – Novos produtos/serviços de criopreservação para terapia celular e medicina regenerativa visa a criação de uma infra-estrutura (única em Portugal) para o desenvolvimento de terapias celulares baseadas em células estaminais de várias fontes visando o desenvolvimento de produtos e serviços (incluindo ensaios clínicos) de terapia celular para o mercado nacional e internacional (Projecto FCOMP-02-0203-FEDER-031858).

Live Chat