Células estaminais derivadas de tecido muscular promovem a regeneração de lesões em nervos periféricos

Foi recentemente publicado, na revista cientifica Journal of Clinical Investigation, o resultado de um estudo que demonstra que é possível, a partir de células estaminais derivadas de tecido muscular, reparar uma lesão neuronal recuperando a sua função. Os actuais tratamentos para lesões de nervos periféricos (os nervos fora do cérebro e da espinal medula) não são eficazes, deixando em muitos casos os doentes com perda parcial ou total da função dos músculos afectados, dor e perda de sensibilidade. Os resultados deste estudo são por isso importantes pois demonstram que é possível através de terapia celular tratar algumas neuropatias.

Os investigadores isolaram células estaminais a partir de músculo-esquelético humano e, em ensaios in vitro, colocaram-nas num meio adaptado para cultura de células neuronais. Descobriram que nestas condições as células estaminais derivadas de músculo se diferenciavam em neurónios e células da glia (células de suporte aos neurónios). Numa segunda fase, utilizando um modelo animal, os autores fizeram um corte no nervo ciático direito (nervo que controla o movimento da perna direita) em ratinhos, e injectaram células estaminais derivadas de músculo no local da lesão. Verificaram que após 6 semanas o nervo estava completamente regenerado, e que após 12 semanas os ratinhos tinham recuperado totalmente a mobilidade da perna. Observaram ainda que a massa muscular, que após a lesão do nervo tinha reduzido consideravelmente, voltou ao normal 72 semanas após o tratamento.

Este estudo indica que a aplicação local de células estaminais derivadas de músculo permite curar lesões de nervos periféricos. Portanto, as células estaminais têm capacidade de promover a regeneração das fibras nervosas danificadas. Estes resultados têm um elevado potencial não só para lesões de nervos periféricos, como também para condições crónicas, tais como esclerose múltipla e neuropatia diabética

Fonte:
http://medicalxpress.com/news/2014-03-stem-cells-muscle-nerve-injury.html