Obtenção de retina em laboratório utilizando células estaminais pluripotentes induzidas

Foi recentemente publicado um estudo, na revista Nature Communications, que descreve o desenvolvimento, em laboratório, de uma estrutura tridimensional semelhante ao tecido da retina, que inclui fotoreceptores capazes de responder a estímulos luminosos (o primeiro passo no processo de conversão de estímulos em imagens visuais).

A retina é o tecido do olho responsável pela formação das imagens, convertendo o que vemos em impulsos eléctricos que são enviados para o cérebro através do nervo óptico. É um tecido complexo constituído por sete tipos de células (dos quais seis são neurónios), que estão organizadas em camadas que absorvem e processam os estímulos visuais que são enviados para o cérebro. A deterioração deste tecido é frequentemente responsável por problemas de visão ou cegueira.

Neste estudo, um grupo de investigadores conseguiu, a partir de células estaminais pluripotentes induzidas (iPSC), induzir o crescimento de progenitores de retina que em cultura originaram um tecido semelhante ao tecido de retina humana. O tecido obtido recria a estrutura tridimensional da retina humana contendo as principais células da retina organizadas de forma perfeita. O crescimento desta retina reproduziu em laboratório o desenvolvimento natural da retina no feto humano. Os investigadores conseguiram ainda demonstrar que os fotoreceptores obtidos eram funcionais, respondendo a estímulos luminosos de forma semelhante ao que acontece no olho.

Os autores concluem que o sistema que desenvolveram fornece um modelo in vitro de desenvolvimento da retina, permitindo estudar os vários estádios desse desenvolvimento. Para além disso o sucesso com as iPSCs abre muitas possibilidades no estabelecimento de modelos in vitro para estudar doenças da visão e poderá no futuro permitir o desenvolvimento de potenciais aplicações terapêuticas.

 

Fonte:
http://www.hopkinsmedicine.org/news/media/releases/researchers_use_human_stem_cells_to_create_light_sensitive_retina_in_a_dish