Transplantação de Células Estaminais: Sangue do Cordão Umbilical ou Sangue Periférico Mobilizado/Medula Óssea de dador não relacionado?

Dois estudos recentes sobre transplantação hematopoiética com amostras de dadores não relacionados (i. e., não familiares) demonstram resultados semelhantes entre o uso de sangue do cordão umbilical (SCU) e de sangue periférico mobilizado (SPM)/ medula óssea (MO). Os resultados sugerem que o SCU é uma alternativa viável ao uso de SPM/MO nos transplantes hematopoiéticos para o tratamento de doenças do foro hemato oncológico.
Num dos estudos1 foram analisados doentes adultos com linfoma de Hodgkin, linfoma não Hodgkin e leucemia linfocítica crónica que receberam transplante alogénico de dador não relacionado, tendo sido utilizadas células estaminais de SCU ou de SPM, após terem sido submetidos a um regime de quimioterapia de intensidade reduzida. Após transplante de SCU, a recuperação foi mais lenta mas o desenvolvimento de doença do enxerto contra hospedeiro crónica (GVHD), i.e. uma reação das células transplantadas contra órgãos do recetor, foi menos frequente, não tendo sido observadas diferenças na mortalidade não associada à doença.
No outro estudo2 foram analisados doentes que receberam transplantes de SCU, SPM ou medula óssea (MO) de dadores compatíveis não relacionados para o tratamento de leucemia linfoblástica aguda após regime de quimioterapia, não tendo sido observadas diferenças nas probabilidades de sobrevivência aos 3 anos após transplante, entre as três fontes usadas. Os transplantes de SCU conferiram uma recuperação hematopoiética mais lenta, menos casos de GVHD aguda, um número semelhante de casos de GVHD crónica, de recaída e de mortalidade relacionada com o transplante. Para além disso, os transplantes de SCU permitiram alcançar uma sobrevida semelhante à de transplantes com SPM/MO de dadores não relacionados.

Em conclusão, os resultados globais dos transplantes mostraram a mesma eficácia, e os autores destes estudos consideram o SCU uma alternativa valiosa para doentes com estas patologias com necessidade de transplantação alogénica de células estaminais hematopoiéticas.

 

Referências
1- Alternative donor hematopoietic stem cell transplantation for mature lymphoid malignancies after reduced-intensity conditioning regimen: similar outcomes with umbilical cord blood and unrelated donor peripheral blood. Rodrigues et al., Haematologica. 2013 Aug 9.

2- Unrelated umbilical cord blood transplant for adult acute lymphoblastic leukemia in first and second complete remission: a comparison with allografts from adult unrelated donors. Marks et al., Haematologica. 2013 Sep 20.