Uma Aventura Estaminal: uma banda desenhada portuguesa sobre células estaminais agora disponível on-line

O livro de banda desenhada intitulado “Uma Aventura Estaminal”, parte de um projeto de divulgação de ciência sobre investigação com células estaminais, que envolveu vários cientistas do Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra, encontra-se atualmente disponível em formato flipbook on-line, no diretório de recursos do EuroStemCell:

http://www.eurostemcell.org/pt-pt/resource/uma-aventura-estaminal

Esta publicação, inicialmente destinada a alunos do ensino secundário e superior, pretende transmitir conceitos básicos relacionados com as células estaminais, as suas propriedades e possíveis utilizações, tentando transmitir de forma simples e o mais correta possível a ciência em que se baseia esta área de investigação e aplicação clínica. O investigador João Ramalho‑Santos, presidente do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) da Universidade de Coimbra, escreveu o argumento e André Caetano, ilustrador e designer gráfico, fez os desenhos.

Para além da banda desenhada, fizeram parte deste projeto de divulgação de ciência vídeos (http://www.cnbc.pt/outreach/videos.asp), artigos de jornal (http://www.cnbc.pt/outreach/cronicas.asp) e entrevistas (http://www.cnbc.pt/outreach/entrevistas.asp).

Um estudo de impacto dos materiais produzidos pelo projeto foi entretanto realizado, tendo sido recentemente publicado na revista PLOS ONE (PLoS One 2015 Jul 29;10(7):e0133753. doi: 10.1371/journal.pone.0133753). O estudo sugere que a banda desenhada pode ser um instrumento particularmente eficaz na divulgação de ciência.

Aconselhamos a leitura deste livro a jovens e adultos que tenham interesse sobre a temática das células estaminais.