Experiência

O banco familiar com mais experiência do país

01

Experiência

  • Fundada em 2003, a Crioestaminal foi o primeiro banco familiar de criopreservação de células estaminais da Península Ibérica.
  • As mais de 70.000 amostras de células estaminais recolhidas e criopreservadas desde a sua fundação, fazem da Crioestaminal o maior banco em Portugal e o 4º maior da Europa.
  • É também dos bancos familiares portugueses o que tem mais amostras resgatadas e transplantes realizados, tendo contribuído com 13 transplantes em 8 crianças.

Mais de 10 anos de experiência

Conheça alguns dos momentos mais importantes da história Crioestaminal, totalmente dedicados ao desenvolvimento de soluções e terapias relacionadas com a criopreservação de células estaminais.

2003

Os fundadores da Crioestaminal, um conjunto de cientistas e profissionais da área das ciências da vida, criaram o primeiro banco de células estaminais do sangue do cordão umbilical em Portugal.

148x98_2003

5.000 amostras guardadas.

20051

Início do investimento em Investigação & Desenvolvimento de projetos relacionados com as células estaminais.

148x98_2006

Abertura do laboratório no Biocant Park e respetiva certificação ISO 9001.
Primeiro passo a caminho da internacionalização, ao começar a oferecer o serviço de criopreservação em Itália.

148x98_2007

1º transplante em Portugal com amostra guardada na Crioestaminal.

logo_COMPETE_experiencia

Novo passo no sentido da internacionalização, com o início da operação em Espanha com apoio do COMPETE / Projecto Intercom (CENTRO-07-0201-FEDER-002408; Aviso 02/2008 – SI Qualif. PME Individuais e Cooperação).

Âmbito: Internacionalização da empresa, tendo como alvos prioritários Espanha, Itália e Angola e como alvos secundários Polónia, Turquia, EUA e Inglaterra. Investimento nas áreas Comercial, Marketing e Qualidade, nomeadamente implementação de um Sistema de Gestão Ambiental, de um sistema de Gestão de I&D da empresa e um sistema de Gestão da Qualidade no Laboratório de criopreservação, de nível internacional, segundo normas internacionais específicas para este sector de atividade.

148x98_2009

Uma empresa americana adquire a maioria da Crioestaminal, garantindo um forte suporte financeiro para a atividade diária e expansão contínua da empresa.

Libertação de 2 amostras para crianças com paralisia cerebral que integraram estudo piloto nos EUA.

148x98_2010

1ª banco autorizado pelo Ministério da Saúde e 1º banco a ser acreditado pela AABB (Associação Americana de Bancos de Sangue).

Libertação de mais 3 amostras.

148x98_2011

Lançamento do serviço de processamento do tecido do cordão umbilical.

Libertação de mais 1 amostra.

148x98_2012

Registo 1ª patente portuguesa para um tratamento com base em células estaminais.

2013

Celebramos o nosso 10º aniversário com a certeza de sermos a marca preferida dos portugueses em criopreservação, tendo obtido o prémio Escolha do Consumidor.

image_Experiencia2014

A Crioestaminal é a marca com consumidores mais satisfeitos, de entre 613 marcas avaliadas por 70 mil consumidores, revela a Escolha do Consumidor.

Libertação de mais uma amostra de sangue do cordão umbilical para tratar uma criança de 5 anos com paralisia cerebral. A infusão realizada pelo Dr. Luís Madero, no Hospital San Rafael, Madrid.

timeline_2015

Já são mais de 65.000 as famílias que nos escolheram para guardar as suas células estaminais.

Expansão do laboratório, um dos maiores da Europa com capacidade para 300 mil amostras.

timeline_2016

Pela 3ª vez consecutiva a Escolha do Consumidor elegeu a Crioestaminal como a marca com consumidores mais satisfeitos.

02

Transplantes Realizados

Transplantes Realizados

Conheça as 8 crianças que receberam transplantes a partir de células estaminais disponibilizadas pela Crioestaminal, leia as suas histórias e veja os seus vídeos.

O Frederico nasceu com uma imunodeficiência severa combinada e cedo ficou claro que necessitaria um transplante. Os pais tinham optado por criopreservar as células estaminais do irmão, e foram estas que ajudaram o Frederico no transplante que se realizou no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto.

Esta doença rara é caracterizada por deficiências no sistema imunitário que torna os doentes suscetíveis a infeções graves, muitas vezes recorrentes, e eventualmente fatais. A solução, neste caso, passava por um transplante de células estaminais tendo a equipa liderada pela direção do departamento de Imuno-Hemoterapia do IPO do Porto optado por usar a amostra de SCU de um irmão compatível, guardada pela Crioestaminal em 2003. Após o contacto por parte do IPO do Porto, a Crioestaminal libertou a amostra para fins de verificação das condições das células e o teste de compatibilidade entre os irmãos.

Hoje, 9 anos depois está completamente curado.

Ainda durante o desenvolvimento intra-uterino, a Inês sofreu uma hemorragia intracraniana às 36 semanas que provocou uma paralisia cerebral. Após consultas com médicos especialistas, optou-se por um tratamento com as suas células estaminais e, desde a primeira infusão que os pais notam melhorias claras na saúde e na qualidade de vida da Inês.

Ao saberem da possibilidade de usar as células estaminais que tinham criopreservado para tratar a paralisia cerebral do Afonso, os pais avançaram com para o tratamento nos Estados Unidos. Hoje em dia, o Afonso está mais sociável, tem maior destreza nas mãos e maior controlo no movimento das pernas.

Além destas 3 histórias com final feliz, outras 5 crianças receberam já transplantes de células estaminais criopreservadas na Crioestaminal. 4 crianças no âmbito de uma colaboração com a Universidade de Duke nos Estados Unidos e 1 criança no âmbito de uma utilização experimental em Espanha. Em todos os casos se verificaram melhorias a diversos níveis.
Live Chat