Investigação & desenvolvimento

Promovendo o alargamento de terapias celulares avançadas

01

Uma aposta de futuro

Os desenvolvimentos nas áreas da medicina e das ciências da vida só são possíveis através de um investimento contínuo por parte de empresas e instituições que trabalham nesta área.

O investimento de mais de 2 milhões de euros em investigação associada a terapias celulares, atesta a forte aposta da Crioestaminal no desenvolvimento de novas soluções que ampliem o número das aplicações terapêuticas.

O objetivo da Crioestaminal passa por promover 3 ensaios clínicos até 2018, sendo que um deles deverá estar com a Fase 2 concluída. Estes ensaios clínicos destinam-se igualmente a promover Portugal como uma geografia de excelência para o desenvolvimento de terapias celulares.

A concretização desta ambição assenta em 3 pilares chave:

  • Uma equipa altamente especializada, composta por profissionais da área das ciências da vida
  • A consolidação de uma rede forte de parceiros nacionais
  • Infraestruturas de vanguarda com condições para desenvolver e produzir produtos para terapias celulares

Parcerias de Vanguarda

A realização de parcerias com instituições académicas e científicas de referência é fundamental na estratégia de Investigação & Desenvolvimento da Crioestaminal. Nesse sentido, a Crioestaminal tem vindo a fortalecer a sua rede de parceiros e conta hoje com colaboração com:

  • CNC – Centro de Neurociências e Biologia Celular de Coimbra
  • Biocant – Centro de Inovação em Biotecnologia
  • MIT Portugal
  • IST – Instituto Superior Técnico de Lisboa
  • Hospitais Universitários de Coimbra

A nossa equipa de I&D

  • André Gomes Bioquímico, Responsável de I&D
  • Carla Cardoso Doutorada em Farmácia, na especialidade de Bioquímica, Investigadora e Project Manager do Departamento de I&D
  • Margarida Vieira Doutorada em Bioquímica, na especialidade de Biologia Molecular, Investigadora e Project Manager do Departamento de I&D
  • Teresa Matos Doutorada em Biologia, na especialidade de Biologia Celular, Investigadora e Project Manager do Departamento de I&D

02

Projetos

A equipa de I&D da Crioestaminal e os seus parceiros têm desenvolvido um conjunto de projetos que visam alargar a aplicação clínica das células estaminais (do sangue e do tecido do cordão umbilical)

Duas patentes para tratamentos com células estaminais

Resultado dos seus esforços de investigação & desenvolvimento, a Crioestaminal tem neste momento duas patentes registadas sendo a primeira empresa nacional a deter patentes para tratamentos com base em células estaminais.

Woundcord

NUP: ECOMP-01-0202-FEDER-030318

  • Uma parceria com o Centro de Neurociências e Biologia celular de Coimbra e o Biocant, no âmbito da aplicação conjunta de células estaminais do sangue do cordão umbilical com células endoteliais em doentes com feridas crónicas, com o objetivo de melhorar a cicatrização das mesmas por diminuição da inflamação e revascularização da área afetada pela ferida.

Injectcord

NUP: CENTRO – 07-0202–FEDER–005476

  • Desenvolvido em parceria com o Doutor Lino Ferreira, do Centro de Neurociências e Biologia Celular de Coimbra e do Biocant, esta parceria visava o desenvolvimento de novas plataformas para o transplante de células isoladas do Sangue do Cordão Umbilical, de forma a permitir a regeneração cardíaca após problemas isquémicos.

Isocord

NUP: CENTRO – 07-0202–FEDER–005547

  • Trabalhando no âmbito da otimização do isolamento e caracterização de células estaminais mesenquimais do Tecido do Cordão Umbilical, este projeto, desenvolvido em parceria entre investigadores do Biocant, do Centro de Histocompatibilidade do Centro e do Instituto Superior Técnico, tinha como objetivo dar suporte à expansão de células estaminais hematopoiéticas em casos de transplante e à regeneração neural.

Expansão celular

  • No sentido de desenvolver um método que permita aumentar o número de Células Estaminais hematopoiéticas das amostras de sangue do cordão umbilical para garantir a viabilidade de transplantes em adultos, em parceria com o Instituto Superior Técnico.

Exocord

NUP: FCOMP-01-0202-FEDER-038631

  • Este projeto visa avaliar o efeito terapêutico de fatores de crescimento libertados pelas células estaminais do sangue do cordão umbilical na cicatrização de feridas crónicas em modelo animal de diabetes.

aDVANCe

NUP: FCOMP-01-0202-FEDER-038870

  • Em co-promoção com o FCM-UNL / CEDOC, o objetivo do projeto passa pelo desenvolvimento de novas terapias anti-cancro.

StrokeTherapy

NUP POCI-01-0247-FEDER-003386

  • Em co-promoção com a Universidade de Coimbra e o Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro – Rovisco Pais, o objetivo do projeto é o de avaliar o efeito terapêutico de células CD34+ isoladas da medula óssea de pacientes com AVC na fase aguda e sub-aguda e transplantadas por cateterização no cérebro e o efeito terapêutico de exosomas secretados por células mononucleares isoladas do sangue do cordão umbilical em modelos animais de AVC.
    Saiba mais sobre o projeto AQUI.

CrioINOV II

NUP CENTRO-02-0853-FEDER-022844

  • O Projeto CrioINOV II – Novos Produtos de Terapia Celular consiste num investimento de diversificação produtiva específico para criação de salas limpas classe B com condições GMP tendente a dotar a Stemlab de condições para desenvolvimento e produção de produtos de terapia celular.
    Saiba mais sobre o projeto AQUI.

Stemlab Internacional

NUP POCI-02-0752-FEDER-007098

  • Consiste num investimento na internacionalização da marca Stemlab e expansão para os mercados da Suíça, Itália e Luxemburgo.
    Saiba mais sobre o projeto AQUI.

StemPatents

NUP POCI-01-0247-FEDER-017200

  • Com este projeto, a Stemlab pretende dar seguimento aos Pedidos de Proteção de Propriedade Industrial por forma a que possa proteger os seus activos de PI, criados no anterior QREN e propiciar as condições necessárias para que possa desenvolver com um maior grau de ambição e segurança as fases seguintes do desenvolvimento das tecnologias/produtos e/ou licenciá-los no futuro e reforçar a sua diferenciação no mercado de criopreservação, com um especial enfoque na exportação dos seus serviços para novos mercados.
    Saiba mais sobre o projeto AQUI.

Projetos cofinanciados por:

Live Chat