Os campos marcados com * são obrigatórios.

PREENCHA OS SEUS DADOS E RECEBA UM DOSSIER INFORMATIVO, SOBRE CÉLULAS ESTAMINAIS, NO SEU EMAIL


Os campos marcados com * são obrigatórios.

PREENCHA OS SEUS DADOS

Os campos marcados com * são obrigatórios.

01. Experiência e Solidez

A Crioestaminal incorpora o maior grupo europeu da área das células estaminais, o Grupo Famicord, que conta com a confiança de mais de 450 mil famílias e que já contribuiu para 99 tratamentos com células estaminais do sangue do cordão umbilical, 10 dos quais realizados em crianças portuguesas.

Conheça a história de cinco das crianças portuguesas:

Henrique

  • Doença: Anemia Aplástica
  • Tratamento: 2019, IPO Lisboa
  • Resultado: Remissão Completa
  • Henrique de 4 anos está totalmente curado da anemia aplástica grave, uma doença eventualmente fatal, após ter sido tratado com as suas próprias células estaminais guardadas na Crioestaminal. O tratamento foi realizado na Unidade de Transplante de Medula do IPO de Lisboa, e é uma terapia inovadora. Trata-se do 1º caso de utilização de Sangue do Cordão Umbilical da própria criança, no tratamento de anemia aplástica em Portugal.

Carolina

  • Doença:Autismo
  • Tratamento: 2018, Universidade Duke, EUA
  • Resultado: Melhoria da concentração e da interação
  • Carolina, apresentou um desenvolvimento normal até aos 9 meses. A partir dessa altura, começou a evitar o contacto visual e a interação, sobretudo com adultos. O diagnóstico conclusivo de Perturbações do Espetro do Autismo (PEA) aconteceu passados cerca de três anos. A Carolina foi infundida com as suas próprias células estaminais aos 8 anos na Universidade de Duke, nos Estados Unidos.

Madalena

  • Doença: Paralisia Cerebral
  • Tratamento: 2014, Hospital de San Rafael, Madrid
  • Resultado: Desenvolvimento linguístico, melhoria na locomoção
  • A Madalena nasceu às 30 semanas. Por altura do nascimento, o cérebro ainda não estava completamente formado, tendo sido mais tarde diagnosticada com paralisia cerebral. Aos 4 anos, os pais da Madalena contactaram a Crioestaminal, para que a amostra de células estaminais da filha pudesse ser utilizada para tratamento.
    Veja a reportagem aqui

Inês

  • Doença: Paralisia Cerebral
  • Tratamento: 2008, Universidade Duke, EUA
  • Resultado: Melhoria da concentração e da interação
  • Ainda durante o desenvolvimento intra-uterino, a Inês sofreu uma hemorragia intracraniana às 36 semanas que provocou uma paralisia cerebral. Após consultas com médicos especialistas, optou-se por um tratamento com as suas células estaminais.
    Veja a reportagem aqui

Frederico

  • Doença: Imunodeficiência Combinada Severa
  • Tratamento: 2007, IPO Porto
  • Resultado: Cura
  • O Frederico nasceu com uma imunodeficiência severa combinada e cedo ficou claro que necessitaria de um transplante. Os pais tinham optado por criopreservar as células estaminais do irmão, e foram estas que ajudaram o Frederico no transplante que se realizou no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto.
    Veja a reportagem aqui

02. Qualidade Reconhecida

ACREDITAÇÃO INTERNACIONAL PELA ASSOCIAÇÃO AMERICANA DE BANCOS DE SANGUE (AABB)

A Crioestaminal é o único laboratório europeu com acreditação pela AABB, quer para o processamento de sangue quer de tecido do cordão umbilical. Ver Acreditação

 

CONTROLO DE QUALIDADE A TODAS AS AMOSTRAS GUARDADAS

Na Crioestaminal, apenas guardamos amostras de células estaminais viáveis para tratamentos futuros.

A Crioestaminal é o único laboratório que testa individualmente todas as amostras de Tecido do Cordão Umbilical:

  • No final do processamento, o tecido é congelado em vários tubos, ficando um deles reservado para controlo de qualidade;
  • Este tubo é descongelado como seria em contexto real de utilização clínica, para verificarmos se tem ou não viabilidade celular após congelamento.

Apenas são cobradas as amostras que passam neste teste de viabilidade celular após congelamento e que este procedimento não compromete a amostra guardada.

RECONHECIMENTO DAS NOSSAS FAMÍLIAS PRÉMIO CINCO ESTRELAS E ESCOLHA DO CONSUMIDOR PELO 8º ANO CONSECUTIVO

Na avaliação do Prémio Cinco Estrelas 2021, a Crioestaminal liderou todos os critérios de avaliação no que respeita à criopreservação, destacando-se pela “confiança na marca” e pela “inovação”, no que diz respeito à segurança, à acreditação internacional e à investigação e desenvolvimento de tratamentos inovadores com células estaminais.

Quanto à Escolha do Consumidor 2021, os portugueses elegem a Crioestaminal como a melhor marca, no que diz respeito às condições e longevidade de preservação, segurança transmitida, fiabilidade, explicação dos procedimentos e acesso a tecnologias mais avançadas.

PRIMEIRO BANCO FAMILIAR AUTORIZADO PELO MINISTÉRIO DA SAÚDE

A qualidade das instalações e dos processos laboratoriais é fundamental para garantir a segurança das amostras durante o processamento e a sua viabilidade ao longo do período de criopreservação.

Nesse sentido, o Ministério da Saúde estabelece requisitos mínimos em matéria de qualidade e segurança dos tecidos e células de origem humana através da Lei 12/2009 de 26 de Março.

A Crioestaminal foi a primeira empresa a ser autorizada e recebeu a autorização em 2011.

Ver Certificação

CERTIFICAÇÃO PELA NORMA NP EN ISO 9001 DESDE 2006

Na sequência do processo de implementação do sistema da qualidade interno, a Crioestaminal obteve a Certificação pela norma NP EN ISO 9001, e voltou a obter a mesma em 2018 pela SGS.

Esta certificação significa que o sistema de gestão da qualidade da Crioestaminal se foca nos seguintes princípios:

Disponibilizar de forma consistente produtos e serviços que correspondam às necessidades das nossas famílias

  • Facilitar oportunidades para aumentar a satisfação das nossas famílias;
  • Tratar riscos e oportunidades associados ao contexto e objetivos da Crioestaminal;
  • Garantir a conformidade dos requisitos identificados no sistema de gestão da qualidade.

Ver Certificação

03. Mais do que um banco de criopreservação

COMPROMISSO CONTINUO COM A INVESTIGAÇÃO & DESENVOLVIMENTO

Os desenvolvimentos nas áreas da medicina e das ciências da vida só são possíveis através de um investimento contínuo por parte de empresas e instituições que trabalham nesta área.

A Crioestaminal investe continuamente 10% do seu volume de negócio em Investigação & Desenvolvimento, o que tem possibilitado que a equipa de I&D da Crioestaminal e os seus parceiros desenvolvam um conjunto de projetos que visam alargar a aplicação clínica das células estaminais.

 

Conheça os nossos Projetos de Investigação e Desenvolvimento.

 

PATENTES

As nossas patentes resultam do desenvolvimento de projetos de investigação da Crioestaminal.

Até ao momento registamos 4 patentes que resultaram de 3 projetos de I&D.

Destas, duas patentes baseiam-se em métodos que envolvem células do sangue do cordão umbilical para aplicação em problemas isquémicos, nomeadamente no pé diabético (1) e em enfarte agudo do miocárdio (2):

1) “Composition and Method to Improve the Therapeutic Effect of Stem Cells”

2) “Composition and Method of Stem Cells for Preservation of Cardiac Tissue”

A 3ª patente está focada na aplicação em feridas de difícil cicatrização, recorrendo à aplicação de vesículas libertadas por células do sangue do cordão umbilical:

3) “Use of Umbilical Cord Blood Derived Exosomes for Tissue Repair”

A 4ª descreve uma nova metodologia para a geração de células dendríticas (as células dendríticas têm sido usadas no tratamento do cancro):

4) “A Viable Cell Population, Method for Production and Uses Thereof”

 

ACESSO A UNIDADE EXCLUSIVA PARA PRODUÇÃO DE NOVAS TERAPIAS COM CÉLULAS ESTAMINAIS

Os nossos laboratórios já produziram mais de 3.000 tratamentos personalizados.

Conheça os tratamentos realizados.

 

ACOMPANHAMENTO MÉDICO E CIENTÍFICO ESPECIALIZADO A TODAS A FAMÍLIAS AO LONGO DE 25 ANOS

Ao guardarem as células estaminais do cordão umbilical com a Crioestaminal pelos próximos 25 anos, as famílias beneficiam de um acompanhamento médico e científico que lhes permite esclarecer todas as questões que possam surgir relativamente à utilização das células estaminais.

 

DOAR AS CÉLULAS ESTAMINAIS

As células estaminais são um bem único, com um potencial terapêutico inestimável, que não deve ser desperdiçado.

De modo a evitar o “desperdício” de células estaminais que podem salvar vidas, a Crioestaminal criou um Banco de Investigação para que todos os investigadores possam ter acesso a este bem, de modo a descobrirem novas soluções terapêuticas.

As famílias que optem por não guardar as células estaminais para si e para os seus familiares compatíveis podem optar por doá-las, ficando estas amostras guardadas no Banco de Investigação da Crioestaminal até à sua utilização em projetos de investigação.

As células estaminais doadas funcionam como uma “dádiva de sangue” e, por isso, os dadores não detêm quaisquer direitos sobre a amostra.

É a opção certa para quem deseja contribuir para o avanço da medicina, dando um contributo para a sociedade. E garante que um bem precioso como o cordão umbilical não seja descartado.

Para mais informações, contacte-nos através do 231 305 060

 

COLHEITAS DIRIGIDAS DE CÉLULAS ESTAMINAIS

O Programa de Colheitas Dirigidas tem o intuito de apoiar famílias que correm o risco acrescido de necessitar de um transplante de Sangue do Cordão Umbilical. Esta solução não apresenta qualquer custo para os Pais.

Para mais informações, contacte-nos através do 231 305 060

04. Laboratório

O laboratório da Crioestaminal no Biocant Park, em Cantanhede, está ao nível dos melhores do mundo, garantindo a maior qualidade e segurança das células estaminais e merecendo por isso a acreditação da Associação Americana de Bancos de Sangue, que fixa os mais exigentes critérios de qualidade no setor a nível mundial.

SALAS LIMPAS

Salas com um sistema de controlo do nível de poluentes no ar, que impede a contaminação de amostras durante o processo laboratorial.

CENTRAL DE ALARME

Todos os recipientes de criopreservação estão ligados a uma central de alarme que alerta imediatamente no caso de qualquer anomalia.

MEDIDAS PREVENTIVAS

De modo a que o processo de criopreservação nunca seja colocado em causa, temos uma reserva de 3.000l de azoto e um gerador de emergência abastecido a gasóleo.

UNIDADE DE PRODUÇÃO DE MEDICAMENTOS DE TERAPIA CELULAR

Inaugurada em junho de 2020, esta infraestrutura, com uma área de 150 metros quadrados destina-se à produção de medicamentos para ensaios clínicos e terapias experimentais em diversas áreas da Medicina, e abre a possibilidade de integrar consórcios internacionais na área das terapias celulares

Numa primeira fase possibilitará a produção de medicamentos experimentais para doenças como AVC, Doenças Autoimunes e COVID-19.

 

Conheça os nossos processos em detalhe aqui

 

05. O que nos move?

Participar de forma ativa no desenvolvimento e disponibilização das mais avançadas tecnologias da medicina preventiva e personalizada:

  1. Possibilitando o acesso a terapêuticas personalizadas baseadas em células estaminais.

A criopreservação de células estaminais é a única forma de assegurar que estas estão disponíveis, a qualquer momento, para poderem ser usadas no tratamento de dezenas de doenças. Até à data, foram já realizados mais de 45 000 transplantes com sangue do cordão umbilical. A Crioestaminal fundou em 2003 o primeiro banco familiar de criopreservação da Península Ibérica para permitir o acesso a esta tecnologia.

  1. Desenvolvendo projetos de I&D com vista a descobrir novas terapias celulares.

A Crioestaminal realiza uma constante e consistente aposta na Investigação & Desenvolvimento no campo das ciências da vida, que inclui a realização de parcerias com instituições de referência do sistema científico e tecnológico e o trabalho em rede com parceiros no estrangeiro. Esta abordagem permite alargar a aplicação de células estaminais para além das doenças atualmente tratadas. A Crioestaminal foi a primeira instituição em Portugal a registar patentes para tratamentos inovadores com células estaminais.

  1. Disponibilizando tecnologias avançadas de diagnóstico.

Quer com testes de rastreio, que permitem detetar precocemente doenças ou fatores de risco, quer com testes de diagnóstico, que permitem confirmar a presença (ou ausência) de patologias, sendo a base para a tomada de decisão acerca de mudanças de estilo de vida ou acerca de tratamentos personalizados, a Crioestaminal pretende contribuir para o bem-estar e saúde da população.

ONDE QUEREMOS CHEGAR?

Queremos ser uma referência na medicina do futuro, baseada na medicina preventiva e personalizada.

COMO VAMOS FAZER?

Com a nossa Ambição para procurar sempre mais, novas soluções e novos serviços. Mas sem abdicarmos da nossa Honestidade, esclarecendo sempre os nossos clientes, da forma mais clara possível. Trataremos todas as amostras como se fosse única (porque na verdade é isso que cada uma é, para os pais que confiam em nós). Todos os processos são controlados e verificados interna e externamente para garantir o máximo Rigor.  Por fim, o Respeito, não só pelos clientes, mas também por quem trabalha na Crioestaminal mantendo-nos atentos a cada pessoa, percebendo a suas necessidades e os seus desejos individuais, e tentando, dentro das possibilidades, satisfazê-los.

A NOSSA POLÍTICA

Política da Qualidade da Crioestaminal é um alicerce fundamental da sua visão, missão e valores e procura a garantia de uma gestão personalizada e adaptada às necessidades. O seu cumprimento tem permitido à organização manter os compromissos assumidos, crescer continuamente de forma saudável e sustentada, e afirmar-se no mercado.

A Política de Qualidade, assumida pela Administração, bem como por todos os colaboradores, compromete-se com os seguintes princípios:

  • Garantir o cumprimento dos requisitos e a melhoria contínua dos serviços prestados;
  • Garantir a melhoria contínua do Sistema de Gestão;
  • Maximizar a satisfação dos Clientes e dos Colaboradores;
  • Garantir que os Colaboradores têm conhecimentos técnicos e formação adequada às suas responsabilidades;
  • Apostar na I&D de forma a garantir a melhoria dos serviços prestados e o desenvolvimento de novos produtos ou serviços;
  • Procurar estabelecer relações de confiança e parcerias duradouras com os seus fornecedores.