Os campos marcados com * são obrigatórios.

PREENCHA OS SEUS DADOS E RECEBA UM DOSSIER INFORMATIVO, SOBRE CÉLULAS ESTAMINAIS, NO SEU EMAIL


Os campos marcados com * são obrigatórios.

PREENCHA OS SEUS DADOS

Os campos marcados com * são obrigatórios.

Voltar

O Sangue do Cordão Umbilical e os Bancos Privados

Na sequência de informações recentemente divulgadas nas redes sociais por um Profissional de Saúde que colocam em causa a atividade da criopreservação do sangue do cordão umbilical a Crioestaminal emite o presente parecer:

A Crioestaminal, banco de células estaminais presente em Portugal desde 2003, autorizado e licenciado pela Direção Geral de Saúde e pelo Infarmed e com uma acreditação internacional, pela AABB (American Association of Blood and Biotherapies), sustenta a divulgação da sua atividade em informação clara e factual, baseada em referências e factos publicados na literatura médica e científica.

A Crioestaminal desempenha uma atividade na área da Saúde, de forma séria e ética, de cariz privado, devidamente legalizada e que tem ajudado várias famílias, dentro e fora de Portugal, com a disponibilização de células estaminais criopreservadas no seu laboratório.

A Crioestaminal contribui para o desenvolvimento da Ciência e da Medicina em Portugal, criando empregos qualificados e construindo conhecimento em parceria com universidades, investigadores, reguladores e entidades hospitalares.

As células estaminais do cordão umbilical, colhidas à nascença, são utilizadas há mais de 30 anos em todo o Mundo e os resultados clínicos publicados possuem evidência científica suficiente e bastante para comprovar inúmeros benefícios terapêuticos.

Nem todas as amostras de sangue do cordão umbilical criopreservadas serão utilizadas, e é sabido que a probabilidade de ocorrência de uma doença maligna do sangue, com necessidade de transplante com células estaminais, é reduzida e que existem alternativas às células estaminais do sangue do cordão umbilical. Mas também sabemos hoje que o potencial destas células ultrapassa a área da transplantação hematopoiética convencional, sendo cada vez mais relevante a utilização de sangue e tecido do cordão em diversas doenças, nomeadamente do foro neurológico e autoimune.

A criopreservação do sangue do cordão umbilical é importante, seja ela realizada no âmbito de uma doação para um banco público ou num contexto familiar com armazenamento num banco privado. Este facto é reconhecido na resolução do Parlamento Europeu de 2012, que inclui um capítulo dedicado ao sangue do cordão umbilical, onde se pode verificar a importância de aumentar o número de amostras de sangue do cordão umbilical disponíveis para tratamentos na Europa, bem como estimular a cooperação entre bancos públicos e privados para que mais doentes possam ter acesso a estas terapias.

Esta sim, é a preocupação da Crioestaminal, a de contribuir para que mais tratamentos com células estaminais possam ser realizados em Portugal e para os doentes portugueses. Esta deve ser a preocupação de todos os profissionais de saúde, sejam eles do setor público ou privado. Mais do que denegrir um setor que contribui para o bem comum, vamos todos trabalhar para que Portugal seja uma referência na Inovação na Medicina e na Ciência com o claro objetivo de melhorar a qualidade de vida da população.

 

 

Conheça as histórias das crianças tratadas com Células Estaminais guardadas na Crioestaminal.