Os campos marcados com * são obrigatórios.

PREENCHA OS SEUS DADOS E RECEBA UM DOSSIER INFORMATIVO, SOBRE CÉLULAS ESTAMINAIS, NO SEU EMAIL


Os campos marcados com * são obrigatórios.

PREENCHA OS SEUS DADOS

Os campos marcados com * são obrigatórios.

Voltar

Pandemia de COVID-19 motiva crescimento dos transplantes de sangue do cordão umbilical

Um artigo recentemente publicado na revista científica Bone Marrow Transplantation sugere que a pandemia de COVID-19 afetou a atividade dos centros de transplantação hematopoiética, em 2020. O aumento da utilização de sangue do cordão umbilical foi uma das estratégias usadas para minimizar o impacto das restrições impostas pela pandemia e garantir a continuidade dos serviços de transplantação.

Os transplantes hematopoiéticos (i.e. com células estaminais hematopoiéticas, capazes de originar as células do sangue) são um procedimento estabelecido há décadas para o tratamento de várias patologias, como doenças hemato-oncológicas (leucemias, linfomas, etc.), imunodeficiências, anemias e doenças metabólicas. Desde 1990, a European Society for Blood and Marrow Transplantation (EBMT) publica, anualmente, um relatório sobre a atividade dos centros de transplantação europeus. Atualmente, este inclui dados de 690 centros de transplantação europeus e não europeus. De acordo com o último relatório publicado, referente ao ano de 2020, pela primeira vez em 31 anos, foi registado um decréscimo no número de transplantes hematopoiéticos comparativamente ao ano anterior. Os autores apontam a pandemia e a introdução de novas opções terapêuticas como possíveis causas para esta diminuição. O relatório refere uma quebra moderada de 6,5% face a 2019, o que indica que, ainda assim, os centros de transplantação conseguiram ajustar-se à situação para continuar a assegurar o tratamento dos doentes ao longo do ano. Apesar da queda no número total de transplantes realizados, registou-se um aumento de 11,7% no número de transplantes de sangue do cordão umbilical, no mesmo período. Para além disso, relativamente aos transplantes com células de dadores não relacionados, o uso de medula óssea caiu 37%, enquanto a utilização de sangue do cordão umbilical aumentou 10%, relativamente a 2019. Do total de doentes transplantados com sangue do cordão umbilical, 59% eram adultos e 41% eram crianças ou adolescentes.

SANGUE DO CORDÃO UMBILICAL GANHA RELEVÂNCIA EM SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIA

Outra publicação na mesma revista salienta que a pandemia teve impacto nos serviços de transplantação, nomeadamente pela disrupção da mobilidade dos dadores de células para transplante, devido ao fecho das fronteiras e aos sucessivos períodos de confinamento. De acordo com esta publicação, que diz respeito ao impacto da pandemia de COVID-19 na transplantação com sangue do cordão umbilical em França, o sangue do cordão umbilical constituiu uma fonte de células estaminais essencial para transplante durante esta crise sanitária, possibilitando a realização segura de transplantes urgentes com células colhidas e armazenadas antes da pandemia. Segundo os autores, é importante dar continuidade à atividade dos bancos de sangue do cordão umbilical, que podem assumir uma relevância ainda maior em situações de emergência, como epidemias e acidentes nucleares.

Desde 1988, foram já realizados mais de 45 mil transplantes de sangue do cordão umbilical, para tratar mais de 80 doenças graves. Em 2020, esta fonte de células estaminais revelou uma importância acrescida, devido às restrições impostas pela pandemia, tendo-se verificado um aumento de cerca de 12% na sua utilização para transplante, face ao ano anterior. É importante continuar a colher e armazenar células estaminais do sangue do cordão umbilical, cuja utilidade na prática clínica tem vindo a ser demonstrada nas últimas décadas, e agora evidenciada pela pandemia de COVID‑19.

 

Referências:

Passweg JR, et al; European Society for Blood and Marrow Transplantation (EBMT). Impact of the SARS-CoV-2 pandemic on hematopoietic cell transplantation and cellular therapies in Europe 2020: a report from the EBMT activity survey. Bone Marrow Transplant. 2022. 22:1–11. 

Rafii H, et al. Impact of COVID-19 pandemic on the use and release of cord blood units facilitated by the French Cord Blood Banks Network: on behalf of the Agency of Biomedicine, Eurocord and the French Society of Bone Marrow Transplant and Cell Therapy (SFGM-TC). Bone Marrow Transplant. 2022. 57, 125–127.

 

Saiba mais sobre as Células Estaminais aqui.