Os campos marcados com * são obrigatórios.

PREENCHA OS SEUS DADOS E RECEBA UM DOSSIER INFORMATIVO, SOBRE CÉLULAS ESTAMINAIS, NO SEU EMAIL


Os campos marcados com * são obrigatórios.

PREENCHA OS SEUS DADOS

Os campos marcados com * são obrigatórios.

Voltar

Sangue do Cordão Umbilical melhora Capacidades Motoras em Crianças com Paralisia Cerebral

A paralisia cerebral é a perturbação motora mais prevalente da infância, afetando dois a três em cada 1.000 recém-nascidos. A paralisia cerebral resulta geralmente de uma lesão cerebral in utero ou perinatal, como uma lesão hipóxica, hemorragia ou acidente vascular cerebral. As crianças afetadas podem apresentar diferentes graus de deficiências funcionais, que vão de limitações ligeiras das capacidades motoras avançadas até automobilidade severamente limitada, resultando em incapacidade de autonomia e independência. Em modelos animais de lesão cerebral isquémica e paralisia cerebral a administração de células do sangue do cordão umbilical foi capaz de melhorar a função motora. Os resultados destes estudos sugerem que as células do sangue do cordão umbilical sinalizam células endógenas a promover o processo de reparação. Assim, alguns investigadores colocaram a hipótese de a infusão intravenosa de sangue de cordão autólogo poder melhorar a função motora em crianças pequenas com paralisia cerebral.

 

Melhorias nas capacidades motoras correlacionam-se com maior dose de células do sangue do cordão umbilical

Foram recentemente publicados os resultados de um ensaio clínico de fase 2, realizado nos EUA, que incluiu 63 crianças, com idades compreendidas entre 1 e 6 anos, com tipos e gravidades variados de paralisia cerebral. Neste ensaio, foram testadas doses entre 10 a 50 milhões de células do sangue do cordão umbilical/Kg de peso corporal, dependendo da amostra de sangue do cordão umbilical que cada criança tinha criopreservado. A avaliação da função motora e a medição da conectividade cerebral foram realizadas no início, um e dois anos após o tratamento. As crianças que receberam uma dose de pelo menos 20 milhões de células/Kg de peso corporal registaram melhorias significativas na função motora um ano após a infusão de sangue do cordão umbilical. Estas crianças apresentaram melhorias superiores às tipicamente observadas em crianças de idade e condição semelhantes, e excederam os ganhos obtidos por crianças que receberam uma dose celular menor ou placebo. As melhorias na função motora correlacionaram-se com uma maior dose de células do sangue do cordão umbilical infundida. Além disso, em comparação com as que receberam doses mais baixas, as crianças que receberam uma dose ≥ a 20 milhões de células apresentaram um maior aumento na conectividade total do cérebro, um ano após o tratamento com sangue do cordão umbilical. Assim, este estudo permitiu confirmar que o aumento da conectividade cerebral total está correlacionado com o aumento da melhoria nas capacidades motoras. De acordo com os autores, os resultados deste ensaio sugerem que a administração de doses ≥ a 20 milhões de células do sangue do cordão umbilical autólogo/Kg de peso corporal melhora a conectividade cerebral total e a função motora em crianças pequenas com paralisia cerebral. Estas descobertas têm implicações importantes para o tratamento de crianças com paralisia cerebral e outras lesões cerebrais.

 

Referência:

Effect of Autologous Cord Blood Infusion on Motor Function and Brain Connectivity in Young Children with Cerebral Palsy: A Randomized, Placebo-Controlled Trial. Sun JM, Song AW, Case LE, Mikati MA, Gustafson KE, Simmons R, Goldstein R, Petry J, McLaughlin C, Waters-Pick B, Chen LW, Wease S, Blackwell B, Worley G, Troy J, Kurtzberg J. Stem Cells Transl Med. 2017 Oct 28.