Os campos marcados com * são obrigatórios.

PREENCHA OS SEUS DADOS E RECEBA UM DOSSIER INFORMATIVO, SOBRE CÉLULAS ESTAMINAIS, NO SEU EMAIL


Os campos marcados com * são obrigatórios.

PREENCHA OS SEUS DADOS

Os campos marcados com * são obrigatórios.

Voltar

Células Estaminais utilizadas na recuperação pós AVC – Crioestaminal lidera Projeto de Investigação Nacional

A Crioestaminal lidera projeto de investigação inovador, em conjunto com a Universidade de Coimbra (UC), o Hospital Rovisco Pais, e o Centro Hospitalar Universitário de Coimbra (CHUC) no sentido de determinar o papel das células estaminais na recuperação de doentes que sofreram Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Este projeto inclui a aplicação clínica de células estaminais autólogas da medula óssea (do próprio) em doentes que tenham sofrido AVC isquémico1, esperando-se que ocorra a regeneração da área afetada, conduzindo à recuperação de algumas faculdades, cognitivas e/ ou motoras.

Os ensaios pré-clínicos realizados com animais mostraram que o transplante de vários tipos de células estaminais é capaz de induzir um processo de reparação cerebral. As células transplantadas conseguem diferenciar-se em células neuronais e células vasculares, conduzindo a uma recuperação das funções afetadas.

Este projeto tem por principais objetivos avaliar o efeito terapêutico de células CD34+2 da medula óssea de doentes com AVC, na fase subaguda. Estes doentes serão seguidos/acompanhados durante vários meses, tal como um grupo controlo, para avaliar a eficácia deste tratamento inovador.

Ainda este ano vai iniciar-se a recolha das células estaminais da medula óssea de doentes identificados pelo Hospital Rovisco Pais. Os resultados deste projeto são esperados para o final de 2018.

1.O AVC isquémico caracteriza-se pela falta de sangue numa região do cérebro, provocada por uma obstrução num vaso sanguíneo cerebral, que pode causar sequelas graves ou mesmo a morte, caso a operação de socorro não seja realizada a tempo.
2.Células CD34+ são células estaminais com capacidade de originar as células do sangue.

Saiba mais